Histórico

Home / Histórico

historico_foto_headerComplexo Arquitetônico da Pampulha
Liberdade e sensualidade construída em concreto armado

Na década de 1940, na administração do então prefeito Juscelino Kubitscheck, Oscar Niemeyer projetou um moderno complexo arquitetônico que seria referência para a arquitetura brasileira.

O Iate Golf Clube, hoje Iate Tênis Clube, a Igreja de São Francisco de Assis, a Casa do Baile e o Museu de Arte compõem o complexo. Os jardins de Burle Marx, a pintura de Portinari e as esculturas de Ceschiatti, Zamoiski e José Pedrosa valorizam e ornamentam o projeto, uma verdadeira síntese das artes.

Atualmente, o ginásio do Mineirinho, o Mineirão, o Jardim Zoológico, pistas para esportes, como ciclismo e exercícios físicos, como a caminhada, fazem da orla da lagoa um local que proporciona várias opções de lazer aos belorizontinos e turistas.

No espelho d´água, projetado por Niemeyer, o Iate Clube (1942), o Cassino (1942), a Casa do Baile (1942) e a Igreja de São Francisco de Assis (1943), as construções refletem os seus perfis. O complexo foi tombado como patrimônio cultural federal, estadual e municipal sendo reconhecido como símbolo da história do Movimento Moderno Brasileiro e de identidade da capital mineira.

i

Acervo histórico